Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação
Nesta modalidade de ensino, baseada na Lei nº 13.415/17, o aluno cursará o Ensino Médio estruturado em conjunto com a formação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, numa jornada de até 30 aulas semanais (até 6 aulas diárias), em cada uma das 3 séries. Ao final do curso, o aluno terá concluído o Ensino Médio e obterá, também, o diploma de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Esta formação na modalidade da Articulação Média Superior – AMS, o aluno poderá completar o curso superior tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fatec vinculada à turma escolhida pelo candidato para ingresso na 1ª série desta modalidade. O curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas possui validade nacional, de acordo com o perfil profissional a seguir:
O TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS é o profissional que analisa e projeta sistemas. Constrói, documenta, realiza testes e mantém sistemas de informação. Utiliza ambientes de desenvolvimento e linguagens de programação específica. Modela, implementa e mantém bancos de dados.
Mercado de trabalho
Empresas e departamentos de desenvolvimento de sistemas em organizações governamentais e não governamentais, podendo também atuar como profissional autônomo.
A modalidade permite que, em um período de cinco anos, o estudante conclua os ensinos nos níveis Médio, Técnico e Superior.
Nos três primeiros anos, o aluno cursa o Ensino Médio integrado ao Técnico e desenvolve 200 horas de formação profissional com empresas parceiras do P-Tech.
Sem Vestibular, é possível fazer o Curso Superior Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – AMS, que será concluído em mais dois anos na Fatec de Carapicuíba. Para passar para a segunda etapa, o estudante deve estar aprovado nas avaliações periódicas aplicadas às turmas e cumprir as 200 horas de atividade.
Na Fatec, ao terminar o quinto ano de estudo, o aluno receberá o certificado de conclusão do curso superior de tecnologia.
P-TECH é um programa inovador, já aplicado em muitos países pela IBM, agora no Brasil, busca fomentar o desenvolvimento de competências profissionais ligadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática, prepara estudantes para a economia digital, combinando o conteúdo teórico da formação profissional com experiências práticas dentro de empresas.
Com 200 horas previstas no Plano de Curso, em atividades orientadas pelo time das empresas parceiras.